A presente pesquisa se situa na interface entre os campos da Educação Ambiental e das metodologias ativas. O ponto de partida é a concepção de que a Educação Ambiental consiste em um elemento essencial para a educação global, orientado para a resolução de problemas em favor do bem-estar da comunidade humana. Nessa conjuntura, o objetivo central da pesquisa é auxiliar na formação de docentes do ensino fundamental I, no intuito de promover uma educação ambiental ativa na construção de novos indivíduos. A pesquisa, portanto, propõe a busca de convergências da educação ambiental, enquanto temática da Educação e as metodologias ativas, como abordagem ou proposta metodológica, visando favorecer a tomada de consciência da realidade global sobre as temáticas ambientais, a partir do conhecimento do tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si, e com a natureza, assim como os problemas ambientais e da busca de caminhos para equacioná-los. A metodologia será de forma participativa, onde será executada reuniões periódicas socioambientais, oficinas e palestras. O município de Marechal Deodoro - AL, contém um vasto campo ambiental, de belas lagunas, rios, riachos, área de mata atlântica, entre outros. Diante de tantas riquezas e, paradoxalmente, da ausência de consciência ambiental de grande parte da população, fundamental para preservar e conservar a biodiversidade, justifica-se a proposição, junto a rede municipal de ensino, de um projeto que vise colaborar com esses fins educacionais e ambientais. A parceria da pesquisa é com a Escola Municipal Dr. Joviniano de Almeida Rodas. A pesquisa espera contribuir com a formação dos professores como multiplicadores dos conhecimentos socioambientais junto aos alunos, e também na perspectiva de visão do município que residem. Visa estabelecer uma relação natureza e homem, estimulando o aprendizado sobre a temática junto a crianças, reconhecendo a importância da Educação Ambiental desde o início do processo educativo.