O gerenciamento dos resíduos sólidos é de grande relevância para a sociedade moderna, em especial para o Brasil que é um dos maiores produtores de lixo do mundo. Com o aumento significativo da população, o descarte incorreto desses materiais é problemático e oferece riscos de contaminação dos solos nos lixões, doenças e liberação de poluentes, como o metano (CH4), que é um dos vilões do efeito estufa. O manuseio incorreto dos resíduos orgânicos domésticos produz, na sua decomposição, um líquido de cor escura chamado de chorume que, em contato ao solo, destrói a vegetação, contamina alimentos que tenham sido plantados naquele ambiente e afeta, gravemente, as espécies e locais de pastagem. Em 2018, o país já contabilizava a produção de 79 milhões de toneladas de lixo/ano, segundo dados do panorama de resíduos sólidos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Com base nesse cenário, este estudo atendeu o requisito da disciplina de Metodologia do Ensino de Química 1 (um), com o objetivo de alinhar pensamentos no que tange à destinação final adequada a cada tipo de resíduo. Desenvolvemos na aula esse projeto que visou solucionar a destinação de boa parte do resíduo, recriando, reciclando e reutilizando para fins didáticos, como fabricar modelos atômicos a partir da garrafa pet, e a compostagem com resíduos orgânicos, que reutilizamos casca de banana, casca de ovo, restos de verduras e legumes. Bem como, a poda de árvores para a fabricação do adubo, que será devolvido ao solo com nutrientes importantes e devolvendo a natureza assim uma reutilização daquilo que seria descartado no lixo e o contaminaria. Os resultados obtidos a partir do estudo foi a importância de reutilizado e reciclagem desses materiais para a diminuição de gases poluentes na atmosfera e poluição ambiental.