Aprender sobre novas ferramentas de ensino e sobre as demandas apresentadas pelos alunos com necessidades educacionais especiais, nos abre uma janela de conhecimento mais ampla. O presente artigo busca abordar os recursos pedagógicos como ferramentas de ensino para criança com dificuldades de aprendizagem, com enfoque direcionado para atendimento preferencial das crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), buscando oferecer ideias atualizadas sobre abordagens diferenciadas com auxílio dos materiais produzidos ou não dentro do espaço físico da sala de aula. Neste, iremos abordar algumas características que as crianças com TEA apresentam e como os recursos pedagógicos podem ajudar na compreensão e amplificação dessas crianças quando nos relacionamos às regras de convivência dentro do espaço escolar ou a conteúdos direcionados dentro da sala de aula, oferecendo condições igualitárias de desenvolvimento social e cognitivo para a criança com TEA presentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I do ensino regular, respeitando as especificidades de cada indivíduo e garantindo o direito da criança com deficiência. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica tendo como norteador autores conhecidos que estudam a temática e de artigos científicos encontrados no Google Acadêmico e bases do Scielo.