A Termometria é a área da Física que estuda temperatura e suas escalas termométricas. Este artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do tema termometria, usando uma prática experimental para estudar os conceitos físicos envolvidos. Uma das dificuldades encontradas no ensino de Física é a compreensão dos conceitos, que muitas vezes são vistos somente na teoria. A utilização de experimentos proporciona uma união entre teoria e prática, que pode facilitar o entendimento e a compreensão do aluno acerca da temática estudada. Atuando como residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP no curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Santa Cruz, foi proposto a construção de um experimento de um termômetro caseiro, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, também da cidade de Santa Cruz, com a finalidade de medir qualitativamente a temperatura da água quente e fria. Para a construção deste experimento são utilizados os seguintes materiais: um copo de medição, uma garrafa plástica, água, álcool isopropílico, um canudo, massinha de modelar e corante. Com a construção desse experimento pelos alunos é possível observar que, variando a temperatura, as alturas de colunas de líquido podem aumentar e diminuir conforme a substância. O experimento representa uma busca de entendimento dos conceitos de temperatura, equilíbrio térmico, escalas termométricas e dilatação. Portanto, esperamos que essa prática experimental possa ser um meio de despertar a curiosidade e o interesse pela Física dos alunos e, assim, torne-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem.