O crescimento populacional nas áreas urbanas é uma das principais causas das mudanças climáticas. O consumo desenfreado dos recursos naturais e a emissão descontrolada de GEE (gases do efeito estufa) são analisados pelos pesquisadores como um dos problemas futuros que atingirão drasticamente a existência de vida no planeta Terra. Diante da atual situação com relação às mudanças climáticas, a investigação sobre o ambiente em que estamos inseridos como membros da sociedade se faz necessário em todas as esferas do conhecimento, para que se possam entender os problemas ambientais e adotar práticas e medidas que amenizem a situação. A explicação e contextualização dos problemas ambientais aplicados no ensino de Física, favorecem a compreensão dos fenômenos físicos num eixo interdisciplinar. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar a relação do ensino de Física com a temática das mudanças climáticas, apresentando uma proposta metodológica para que o professor possa trabalhar em sala de aula a Física inserida nesse contexto. Sendo assim, será proposto um material didático que irá auxiliar o professor a trabalhar com seus alunos conteúdos de Física através de uma atividade experimental relacionada às mudanças climáticas. Para este trabalho será abordado como Tema Gerador: Efeito Estufa. Desse modo, através do experimento do fenômeno do Efeito Estufa, espera-se proporcionar aos estudantes condições para uma melhor compreensão das questões relacionadas às mudanças climáticas que estão presentes no cotidiano.