A insatisfação generalizada da sociedade com a educação básica, tem se tornado mais evidente no presente momento, descontentamento este, que transita desde os pais insatisfeitos com o nível de educação básica dos filhos, professores insatisfeito com as condições de trabalho e desvalorização, até estudantes insatisfeitos com as aulas e cada dia menos interessados em desenvolver o próprio conhecimento. Este fato demonstra que a escola tem falhado em sua missão de formar cidadãos. O presente trabalho objetivou abordar a visão dos estudantes acerca da eficácia da escola na preparação do indivíduo como cidadão para a sociedade, compreender quais os fatores têm interferido no preparo destes estudantes, tornar público os problemas citados por eles que de alguma forma limitam a eficácia da escola, espera-se ainda, motivar o surgimento de novas ideias e estratégias para a formação de futuros estudantes. A pesquisa é de característica mista, e os dados foram obtidos através de um questionário contendo 10 questões objetivas e discursivas, aplicado de forma pessoal e individual para estudantes do terceiro ano do ensino médio matriculados em uma escola pública do município de Confresa-MT. Ao todo foram entrevistados 55 estudantes em abril de 2023. Os dados coletados revelaram que a maioria dos entrevistados avaliam que a escola falhou ao prepará-los para a sociedade, citando como principais fatores responsáveis por esta falha as metodologias de ensino utilizadas, estrutura escolar precária, falta de profissionais qualificados e o relacionamento difícil entre estudante e professor, os entrevistados em sua maioria também citaram que não se sentem preparados para ingressar como cidadão na sociedade, os resultados obtidos foram significativos pois, mostrou a visão daqueles que são peças fundamentais do processo de ensino-aprendizagem. Assim foi possível identificar os principais problemas apresentados por eles, além das sugestões propostas para uma melhora a curto prazo.