Esta produção insere-se nos estudos desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Gestar/CNPq/UFSM e discute o Mestrado Profissional na área de Educação (MPE) enquanto proposta de formação continuada para profissionais da educação em serviço. Para tanto, o objetivo é analisar a trajetória histórica do MPE, suas características e significar seu papel emergente no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. As técnicas para a construção de dados compreendem a pesquisa documental, tendo em vista que foram analisados marcos regulatórios da política educacional, mas, também, revisão de literatura a partir de textos publicados em livros e periódicos científicos por pesquisadores que debatem questões acerca dos MPE. Os resultados sinalizam que, mesmo tendo uma trajetória histórica relativamente recente de pouco mais de uma década, o MPE obteve um crescimento significativo alcançando um total de 52 cursos. Além disso, atualmente, estão em atividade três doutorados profissionais na área de educação. Quanto às características, o MPE focaliza processos formativos e investigativos que abrangem as problemáticas relativas às demandas do contexto de atuação profissional dos pós-graduandos, por meio da pesquisa aplicada/implicada associada ao desenvolvimento de produtos educacionais destinados a qualificar o contexto profissional. Por essas, entre outras razões, o MPE constitui-se contexto emergente no bojo das políticas de formação continuada no Brasil assumindo um papel relevante na formação de profissionais em serviço. Sua relevância reside no fato de que essa modalidade propicia um espaço na academia para que docentes e demais profissionais da educação possam pesquisar e ressignificar suas práticas de maneira colaborativa e fundamentada à luz de referenciais teórico-metodológicos. Dessa forma, a construção do conhecimento mediante a pesquisa aplicada/implicada e a elaboração de produtos e projetos educacionais, com foco no cotidiano profissional, congregam potencialidades de transformação dos contextos socioeducativos.