SILVA, Rafael Ferreira et al.. Panapanã: vivências pibidianas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98483>. Acesso em: 22/12/2024 19:30
RESUMO O presente relato tem como objetivo discorrer acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID na formação docente, inicial e continuada, a partir das ações realizadas durante o referido programa edição 2022/2023 e as experiências dos bolsistas, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros na cidade de Picos-PI. Contemplando os objetivos do programa que se intenciona em aprimorar as competências dos futuros profissionais docentes, e crendo na importância dessa experiência no processo de formação, pretendemos por intermédio deste trabalho expor e refletir sobre as atividades realizadas pelo grupo, bem como, apresentar alguns resultados alcançados. A trilha metodológica percorrida compreende: o desenvolvimento do subprojeto, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, leitura literária na escola, estudo e fichamento de obras próprias do arcabouço da formação de professores, análise e seleção das informações que fundamentam as ações, os resultados nos quais se assentam a base deste trabalho. Por fim, este trabalho poderá contribuir para os pibidianos das edições futuras, haja vista que tem como base de sustentação importantes obras estudadas e as situações vivenciadas na execução das atividades ao longo dos dezoito meses de duração do programa. É neste contexto que este artigo se justifica.