Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA E A CONDIÇÃO DO ENTORNO DOS ESPAÇOS ESCOLARES EM BOCA DO ACRE – AM

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As cidades amazônicas são marcadas pela desigualdade social e ambiental, que põe em risco tanto as infraestruturas, quanto altera o cotidiano das diversas atividades, dentre estas a educação. As instituições de ensino não estão desconectadas de sua circunvizinhança, sendo suscetíveis aos fenômenos sociais e ambientais expressos em seu espaço imediato, à exemplo da violência, condições de habitação, do rendimento familiar e de vulnerabilidades aos eventos pluviométricos. Nessa perspectiva, a Geografia emerge como componente disciplinar relevante para o entendimento da realidade onde está inserida a escola e a comunidade escolar, uma vez que o seu aprendizado ultrapassa os muros das instituições de ensino e deve ser exercido no cotidiano dos alunos. Mediante essas afirmações, o presente trabalho buscou relacionar o ensino de Geografia Urbana com as características socioambientais da sede municipal de Boca do Acre, Amazonas. Como recurso metodológico serão elencadas propostas para o ensino de Geografia Urbana, a partir do cruzamento de informações demográficas e ambientais sobre o município de Boca do Acre. Para tanto foram utilizados os arquivos vetoriais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN e poligonais dos Aglomerados Subnormais, do IBGE, os quais foram cruzados com a localização georreferenciada das escolas na área urbana do município em questão. Ademais, foram analisados indicadores do censo escolar do INEP para avaliar as condições estruturais das unidades educacionais. Essa análise espacial e mapeamento contribuiu para entender quais escolas estão mais suscetíveis a problemas socioambientais como vulnerabilidade e segregação, servindo de apoio para o entendimento das desigualdades existentes nessa cidade amazonense e auxiliando na transposição didática dos conteúdos de Geografia.

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