O Programa de Residência Pedagógica (PRP) visa contribuir na formação inicial de futuros professores da Educação Básica. Este estudo tem como objetivo apresentar a percepção dos residentes em Educação Física sobre as experiências realizadas no PRP da Universidade do Estado de Santa Catarina. Participaram deste estudo descritivo, com abordagem qualitativa, 15 residentes. Para coleta das informações, utilizou-se tela interativa on-line (plataforma Jamboard), a qual foi preenchida pelos residentes ao final do Módulo 1 de participação no programa, vivenciado de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. A tela interativa possuía três slides, em que os residentes expuseram reflexões sobre: ‘primeiras impressões’; ‘vida escolar’; e ‘experiências docentes’. A análise das informações foi realizada por meio da elaboração de categorias. As informações revelaram que as primeiras impressões dos residentes se reportaram: à importância do programa na formação inicial de professores; à confiança, ao entusiasmo e à animação com as novas experiências; à possibilidade de conhecer e entender a realidade escolar; à possibilidade de envolvimento maior com a escola durante o curso de licenciatura. As vidas escolares foram retratadas pelas percepções de: estarem em ambientes escolares grandes e bem estruturados, com rotinas específicas para a realidade dos níveis de ensino que estão frequentando, agitadas e organizadas; permitirem a aprendizagem do funcionamento de horários e divisões de espaços educacionais; oportunizarem a apreciação das características do trabalho docente. Por fim, as experiências docentes foram destacadas pela percepção das características dos alunos (receptivos, agitados ou comportados, a depender do momento vivenciado, correspondentes positivamente às atividades propostas), das características das experiências (desafiadora, assustadora, tranquila, rica, acolhedora, recompensadora) e de sentimentos vivenciados (insegurança à descoberta, ganho de confiança e afeto dos alunos, aprendizagem de comunicação, oportunidade de vivência da docência). Conclui-se que os residentes demonstraram percepção positiva das atividades e da realidade escolar que experienciaram.