Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98471
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5059
    "inscrito_id" => 14744
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO"
    "resumo" => "A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14744_TB5059_20112023172224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉLIA DA SILVA MACIEL GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Josélia Maciel"
    "autor_email" => "mariajoselia.maciel5@gmai"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98471
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5059
    "inscrito_id" => 14744
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO"
    "resumo" => "A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14744_TB5059_20112023172224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉLIA DA SILVA MACIEL GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Josélia Maciel"
    "autor_email" => "mariajoselia.maciel5@gmai"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.