A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita.