Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DIDÁTICA INVESTIGATIVA USANDO LABORATÓRIOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A abordagem investigativa é uma metodologia em que se pressupõe que o conhecimento é construído a partir da interação entre o sujeito e o objeto em estudo. Nela se tem a necessidade de incentivar uma compreensão mais profunda do conteúdo, pois os estudantes devem ser protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Como os laboratórios virtuais vem sendo utilizados amplamente no ensino de física, mesmo sabendo que a física é uma ciência empírica, eles oferecem benefícios como a possibilidade de experimentação sem riscos, a repetição de experimentos para consolidar conceitos. Por isso, com eles os estudantes têm a alternativa da exploração interativa e até envolvente; e, a possibilidade de manipular um experimento que seria difícil de acessar na escola, por exemplo. Sendo assim, nosso objetivo foi apresentar uma proposta de ensino baseada na investigação com experimentos em ambientes simulados para ensino de conceitos básicos que envolvem os circuitos elétricos. A escolha do tema circuitos elétricos com o uso de laboratório virtual se deu pelo valor que ele tem em relação ao perigo, evitando algum acidente, tendo em vista o tamanho da turma, o número de grupos e a abordagem escolhida. Os laboratórios virtuais são uma boa opção para o ensino de circuitos elétricos por investigação, pois permitem que os estudantes experimentem e testem diferentes configurações de circuitos em um ambiente seguro e controlado. Como a abordagem investigativa envolve o uso de atividades práticas, experimentação e resolução de problemas em grupo, escolhemos os laboratórios virtuais. Pois, partimos de que com ela os estudantes podem explorar suas ideias e fazerem perguntas que na nossa visão seria encorajador e por não dizer mais democrático para todos. A adaptação da proposta didática foi adequada ao grau de aprendizado dos estudantes, assim como a disponibilidade dos recursos didáticos na instituição de ensino. O uso de laboratórios virtuais podem ser ferramentas capazes de potencializar a compreensão dos estudantes em relação aos conceitos e os fenômenos físicos estudados quando se usa a abordagem investigativa.

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