No ensino de química é fundamental o uso da tabela periódica, ela é uma ferramenta indispensável para o estudo, porém, muitas vezes pode se tornar um pouco abstrata e distante da realidade dos alunos. Então, pensando em estimular a autonomia dos alunos no processo de ensino aprendizagem, os residentes do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - campus Duque de Caxias), juntamente com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do CIEP 218- Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia (Rio de Janeiro - Duque de Caxias) realizaram a construção de uma tabela periódica interativa a partir da reciclagem de caixas de leite disponíveis no refeitório da própria escola. Visando a importância de conectar a química e o cotidiano dos alunos, por intermédio da criação da tabela periódica interativa percebeu-se que os estudantes puderam compreender melhor a organização dos elementos químicos e suas propriedades periódicas, uma vez que eles mesmos foram os responsáveis pelas pesquisas e montagem do trabalho. A iniciativa também contribuiu para a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem e do descarte inadequado de materiais que podem ser reutilizados nas aulas ou para outras atividades. Sendo assim, o presente trabalho traz consigo uma reflexão sobre o papel do professor ao implementar alternativas metodológicas que aproximam a química e o cotidiano nas escolas, estimulando assim o interesse dos alunos pela disciplina.