Este trabalho tem por objetivo promover a reflexão sobre o ensino de leitura a partir de textos da tradição oral, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Para tanto, parte de uma abordagem bibliográfica e documental pautada nas contribuições teórico-metodológicas derivadas de Zumthor (1993), Rodrigues (2009; 2015; 2016; 2017), Macário (2014; 2018), Macário e Rodrigues (2018; 2021), Delory-Momberger (2012), Gil (2008), bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nesse intento, busca-se pensar práticas pedagógicas que se prestem a organização de propostas de trabalho para o espaço escolar, além da didatização de textos presentes na cultura popular, a exemplo das parlendas, trava-línguas, quadrinhas, entre outros. Os textos pensados para este estudo, com as crianças, apresentam ludicidade, uma rima fácil e, por isso, são muito populares entre elas. Um fator que colabora para que tais obras façam parte do cenário infantil é que eles possuem rimas simplificadas e métricas que favorecem a musicalidade. Outra característica marcante e indispensável das parlendas, por exemplo, é o humor, o que contribui para o gosto pelo gênero. Conclui-se que o trabalho, com a utilização de textos da tradição oral, representa um espaço propício para a valorização das formas “poéticas” de nossa tradição oral e da poesia de expressão popular a contribuir no processo de ensino-aprendizagem e na formação de leitores.