O Programa Residência Pedagógica (PRP) constitui o rol de programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que fomenta projetos institucionais, visando preparar graduandos das licenciaturas de forma qualificada quanto à prática docente junto das instituições de ensino básico, e no caso do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é ser desenvolvido em escolas estaduais, as quais ofertam ensino médio. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica, para a formação acadêmica inicial de docentes em Química, mediante o ponto de vista dos alunos bolsistas integrantes do próprio PRP do subprojeto Química do IFRN campus Pau dos Ferros/RN. Assim, esta pesquisa se enquadra como análise qualitativa descritiva, haja vista, que os instrumentos de coleta de dados é a aplicação de um questionário semiestruturado, com o propósito de obter as opiniões e perspectivas dos discentes bolsistas do PRP do subprojeto Química do IFRN campus Pau dos Ferros, acerca do aporte que este programa disponibiliza para a formação acadêmica dos futuros professores em Química. Os dados obtidos, em geral, vislumbram que o PRP aliado às práticas profissionais do currículo da Licenciatura em Química, que potencializam significativamente o desenvolvimento de novos conhecimentos conceituais, práticos procedimentais e atitudinais, mediante as novas vivências realizadas no contexto de sala de aula em escolas públicas de educação básica. Por conseguinte, este trabalho propiciou compreender, pelo prisma dos discentes bolsistas, como o programa auxilia no autodesenvolvimento durante o processo de formação inicial de docentes em Química, que atuarão posteriormente nas escolas de ensino básico, com as quais tiveram um contato inicial durante o desdobramento do programa e atividades acadêmicas.