Nosso trabalho objetiva contribuir para a concepção de um ensino plural e democrático. Para tanto, à luz dos pressupostos da Análise do discurso, na esteira de teóricos como Foucault (1996) Pêcheux (2009), Olandi (1996), e ainda, com base em documentos oficiais, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apresentamos uma atividade de leitura e produção textual realizada em sala de aula, especificamente envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II de uma escola estadual indígena da cidade de Baía da Traição-PB. Assim, nossa análise compreende um recorte de ações que estão sendo desenvolvidas na UFPB através do projeto de licenciatura, (PROLICEN/2023), intitulado, A produção escrita na educação básica: a Análise do Discurso na sala de aula. Deste modo, selecionamos três produções textuais elaboradas pelos alunos que trazem temas debatidos a partir de aulas administradas nas aulas de Língua Portuguesa. Utilizamos como parâmetro o gênero tirinha, cuja temática compreende diversidade cultural, a importância de sermos tratados com respeito pelas nossas diferenças. Os alunos foram convidados a produzirem textos a partir dos suas próprias ideologias, materializando assim, em suas produções, opiniões, críticas, concepções acerca de sua realidade social sobre este tema em pauta. Mediante tais produções observamos que os alunos se posicionaram como protagonistas do próprio ato de ler e escrever. Nossa análise mostrou, de um modo geral, que os textos, em suas várias modalidades, configuram discursos que nos permitem observar os efeitos de sentido. As produções dos alunos nesta atividade nos permitiram, também, contemplar espaços de diálogos e colaboração em outras disciplinas. Observamos que atividades desta natureza possibilitam uma autonomia no processo de ensino aprendizagem, bem como nos permite perceber, ativamente, e, fundamentalmente, a relação simbólica entre discurso-educação.