A sociedade está passando por uma revolução digital. A todo momento presenciamos informações sobre a evolução na tecnologia como Inteligências Artificiais (IA), robôs humanoides que estão sendo desenvolvidos, Internet das Coisas (IoT). Nesse contexto, a escola deve estar atenta a essas mudanças da sociedade e promover um ensino que contemple esses aspectos relacionados às modernizações tecnológicas. Os professores são agentes principais desse processo de mudança, assim, é muito importante apresentar aos docentes ferramentas de tecnologias digitais que desenvolvam o Pensamento Computacional (PC), como demanda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, surge a pergunta: Quais ferramentas que trabalhem os aspectos de PC devem ser apresentadas aos professores que ensinam matemáticas nas escolas públicas? O objetivo do trabalho é apresentar ferramentas digitais que podem ser trabalhadas com professores de matemática para desenvolver as competências e habilidades alusivas ao PC. A metodologia é a qualitativa com viés bibliográfico, que realiza-se na apresentação de diferentes formas de se trabalhar, utilizando as ferramentas, Portugol Studio, Scratch, Tinkercad, Flowgorithm, SuperLogo e Code.org, para o desenvolvimento de habilidades do PC como: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. Assim, propondo sugestões de aplicação de modos plugados e desplugados, fazendo uma associação com outros autores que utilizaram as mesmas ferramentas, discutindo e comparando as diferentes formas de aplicação dos recursos tecnológicos usados. Portanto, contemplar a BNCC, que sugere o trabalho com tecnologias e também com o PC na sala de aula e mostrar aos professores de matemática ferramentas e formas de se trabalhar com as tecnologias que incluam o PC, torna-se fundamental, a medida que as tecnologias avançam na sociedade, tendo a escola o dever de formar cidadãos capazes de viver nesse mundo moderno e comprometidos na transformação e desenvolvimento de seu ambiente.