Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSONALIZANDO AS APRENDIZAGENS NA EJA: UMA APLICAÇÃO DAS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99738
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6706
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "PERSONALIZANDO AS APRENDIZAGENS NA EJA: UMA APLICAÇÃO DAS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo oportunizar os estudantes da EJA Semipresencial uma contextualização do que lhe é ensinado, oferecendo situações de aprendizagem de seus interesses e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão. A pesquisa foi realizada, a partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da EJA Semipresencial da ECI Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB, através da ferramenta do Google Formulário. A princípio, buscou-se saber dos estudantes quais eram seus interesses com relação ao currículo, foi lançada a pergunta: E então, o que você deseja aprender? A pesquisa sugeriu os Temas Contemporâneos Transversais e Integradores apresentados pelo documento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A partir do resultado, percebeu-se quais eram os temas de maior relevância para o estudante e ações foram desempenhadas no intuito de garantir que suas necessidades e interesses fossem aplicados ao currículo. É indiscutível que as práticas curriculares precisam ser pensadas tendo em vista os sujeitos para os quais essas práticas foram elaboradas, por sua vez, precisam refletir os princípios e as concepções de educação e suas necessidades. A pesquisa foi embasada, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE, 1988, PEREIRA, 2009, GADOTTI, 2011."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID819_TB6706_28072023205018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO"
    "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE ATENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99738
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6706
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "PERSONALIZANDO AS APRENDIZAGENS NA EJA: UMA APLICAÇÃO DAS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo oportunizar os estudantes da EJA Semipresencial uma contextualização do que lhe é ensinado, oferecendo situações de aprendizagem de seus interesses e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão. A pesquisa foi realizada, a partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da EJA Semipresencial da ECI Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB, através da ferramenta do Google Formulário. A princípio, buscou-se saber dos estudantes quais eram seus interesses com relação ao currículo, foi lançada a pergunta: E então, o que você deseja aprender? A pesquisa sugeriu os Temas Contemporâneos Transversais e Integradores apresentados pelo documento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A partir do resultado, percebeu-se quais eram os temas de maior relevância para o estudante e ações foram desempenhadas no intuito de garantir que suas necessidades e interesses fossem aplicados ao currículo. É indiscutível que as práticas curriculares precisam ser pensadas tendo em vista os sujeitos para os quais essas práticas foram elaboradas, por sua vez, precisam refletir os princípios e as concepções de educação e suas necessidades. A pesquisa foi embasada, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE, 1988, PEREIRA, 2009, GADOTTI, 2011."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID819_TB6706_28072023205018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO"
    "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE ATENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo oportunizar os estudantes da EJA Semipresencial uma contextualização do que lhe é ensinado, oferecendo situações de aprendizagem de seus interesses e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão. A pesquisa foi realizada, a partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da EJA Semipresencial da ECI Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB, através da ferramenta do Google Formulário. A princípio, buscou-se saber dos estudantes quais eram seus interesses com relação ao currículo, foi lançada a pergunta: E então, o que você deseja aprender? A pesquisa sugeriu os Temas Contemporâneos Transversais e Integradores apresentados pelo documento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A partir do resultado, percebeu-se quais eram os temas de maior relevância para o estudante e ações foram desempenhadas no intuito de garantir que suas necessidades e interesses fossem aplicados ao currículo. É indiscutível que as práticas curriculares precisam ser pensadas tendo em vista os sujeitos para os quais essas práticas foram elaboradas, por sua vez, precisam refletir os princípios e as concepções de educação e suas necessidades. A pesquisa foi embasada, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE, 1988, PEREIRA, 2009, GADOTTI, 2011.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.