O presente artigo tem como finalidade propor uma discussão entre a teoria e a prática em sala de aula envolvendo os gêneros literários infantis, bem como apresentar uma sequência didática com práticas de letramentos. Para este estudo traçamos alguns objetivos específicos como: estimular às habilidades linguísticas das crianças sobre a compreensão textual a partir do texto e aprimoram a linguagem oral e a escrita dos alunos. Sabemos que as práticas de letramento e alfabetização são ações distintas, mas que são indissociáveis. Dessa forma, para uma melhor compreensão sobre o assunto, buscamos fundamentar nosso trabalho a luz de alguns estudiosos como: Soares (2020), Kleiman (1995), Bakhtin (2011), Cosson (2021), e os documentos normativos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). Como percurso metodológico optamos por fazer uma pesquisa-ação, de cunho bibliográfico. Essa sequência didática ocorreu numa creche, com crianças da pré-escola do município de Jacaraú-PB. Nossas análises apontam que o trabalho com a literatura infantil precisa ser feito de forma intencional e com a mediação do adulto. Palavras-chave: gênero textual fábula, ações didáticas, criança, professor.