A Educação Infantil é hoje, a porta de entrada das crianças nos espaços educativos, muitas vezes quando ainda bebês, devido às demandas existentes das famílias referentes ao mundo do trabalho. Diante dessa realidade, abordaremos análises feitas durante o estágio supervisionado, com foco nas interações entre crianças do berçários e rotinas, encontradas no dia a dia na instituição, direcionadas a musicalização e contação de histórias. O objetivo geral desta pesquisa está em refletir, a partir da contação de histórias e da musicalização, sobre a interação e expressividade das crianças da turma investigada. Para a fundamentação teórica, buscamos autores como Barbosa (2009), que discute sobre a necessidade da rotina não só para as crianças, mas também para os adultos; Abramovich (2009) e Bréscia (2003) ao afirmarem que a contação de história e a música podem desenvolver o imaginário e responder questionamentos infantis, além de desenvolver a afetividade e cumplicidade entre quem conta e quem escuta, e a ritmicidade na fala e no corpo e os estudos de Pimenta e Lima (2014) que falam sobre a ação docente que se dá como forma de intervenção na realidade social. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativa, pois, requer uma reflexão científica a partir da realidade do campo por meio dos instrumentos de observação participante. Como resultado percebemos que a musicalização e contação de histórias conseguiam envolver e chamar a atenção das crianças até em momentos de muito estresse, em que muitas vezes o colo e afeto não eram suficientes para acalmá-las e estimulá-las.