Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98458
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5044
    "inscrito_id" => 15006
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO"
    "resumo" => "A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, levando em consideração suas características individuais e realidades pessoais. Independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências ou outros aspectos, a escola deve ser capaz de acolher cada aluno e oferecer respostas educativas que sejam adequadas às suas habilidades, necessidades e expectativas. É essencial destacar que as discussões sobre inclusão não devem se limitar apenas aos direitos das pessoas com deficiência. Vivemos em uma sociedade onde diversas formas de preconceito e discriminação são social e historicamente produzidas, afetando os diferentes contextos e ambientes da vida coletiva, inclusive o ambiente escolar, que pode ser marcado por exclusões. Essas discussões ocupam um espaço amplo e significativo em diversos setores da sociedade, especialmente na educação, que é um contexto heterogêneo e democrático. No entanto, quando essas diferenças são interpretadas de forma a criar disparidades entre indivíduos e grupos sociais, resultando em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, ocorre o estabelecimento da desigualdade. Devemos refletir sobre o que pensamos e como defendemos os ideais de inclusão, reconhecendo a importância de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas características individuais, para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. As diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, faixa etária e tantas outras estão presentes em todos os grupos humanos e, quando são respeitadas, contribuem para a inclusão, o respeito e a vivência democrática. É necessário reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando condições equitativas para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial plenamente. Portanto, é essencial promover a capacitação das pessoas sobre a importância do respeito às diferenças e a implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15006_TB5044_19062023195542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO KAWAN ROCHA BACELAR"
    "autor_nome_curto" => "Kawan Bacelar"
    "autor_email" => "kawanbacelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98458
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5044
    "inscrito_id" => 15006
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO"
    "resumo" => "A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, levando em consideração suas características individuais e realidades pessoais. Independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências ou outros aspectos, a escola deve ser capaz de acolher cada aluno e oferecer respostas educativas que sejam adequadas às suas habilidades, necessidades e expectativas. É essencial destacar que as discussões sobre inclusão não devem se limitar apenas aos direitos das pessoas com deficiência. Vivemos em uma sociedade onde diversas formas de preconceito e discriminação são social e historicamente produzidas, afetando os diferentes contextos e ambientes da vida coletiva, inclusive o ambiente escolar, que pode ser marcado por exclusões. Essas discussões ocupam um espaço amplo e significativo em diversos setores da sociedade, especialmente na educação, que é um contexto heterogêneo e democrático. No entanto, quando essas diferenças são interpretadas de forma a criar disparidades entre indivíduos e grupos sociais, resultando em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, ocorre o estabelecimento da desigualdade. Devemos refletir sobre o que pensamos e como defendemos os ideais de inclusão, reconhecendo a importância de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas características individuais, para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. As diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, faixa etária e tantas outras estão presentes em todos os grupos humanos e, quando são respeitadas, contribuem para a inclusão, o respeito e a vivência democrática. É necessário reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando condições equitativas para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial plenamente. Portanto, é essencial promover a capacitação das pessoas sobre a importância do respeito às diferenças e a implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15006_TB5044_19062023195542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO KAWAN ROCHA BACELAR"
    "autor_nome_curto" => "Kawan Bacelar"
    "autor_email" => "kawanbacelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, levando em consideração suas características individuais e realidades pessoais. Independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências ou outros aspectos, a escola deve ser capaz de acolher cada aluno e oferecer respostas educativas que sejam adequadas às suas habilidades, necessidades e expectativas. É essencial destacar que as discussões sobre inclusão não devem se limitar apenas aos direitos das pessoas com deficiência. Vivemos em uma sociedade onde diversas formas de preconceito e discriminação são social e historicamente produzidas, afetando os diferentes contextos e ambientes da vida coletiva, inclusive o ambiente escolar, que pode ser marcado por exclusões. Essas discussões ocupam um espaço amplo e significativo em diversos setores da sociedade, especialmente na educação, que é um contexto heterogêneo e democrático. No entanto, quando essas diferenças são interpretadas de forma a criar disparidades entre indivíduos e grupos sociais, resultando em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, ocorre o estabelecimento da desigualdade. Devemos refletir sobre o que pensamos e como defendemos os ideais de inclusão, reconhecendo a importância de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas características individuais, para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. As diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, faixa etária e tantas outras estão presentes em todos os grupos humanos e, quando são respeitadas, contribuem para a inclusão, o respeito e a vivência democrática. É necessário reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando condições equitativas para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial plenamente. Portanto, é essencial promover a capacitação das pessoas sobre a importância do respeito às diferenças e a implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.