O trabalho aqui apresentado propôs dissertar sobre o Etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) na perspectiva da Educação do Campo sob a Epistemologia do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade. A presente pesquisa teve como foco a Escola Pública Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, área rural da Cidade de Arraias-TO. Como problema de pesquisa, buscou-se identificar como é introduzido o Etnoconhecimento na perspectiva da Educação do Campo sob a epistemologia do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição? Para fundamentar este estudo, utilizou-se bases teóricas e as seguintes fontes: Etnoconhecimento, de Miranda (2007), Nascimento (2013) e, de Rocha (2014); Educação do Campo, de Arroyo, Caldart, Molina (1998); Pensamento Completo, de Morin (1977, 2000, 2002, 2003, 2010, 2015); Transdisciplinaridade, de Fazenda (1993); D´Ambrósio (1998), Melo (1999), Nicolescu (1999), Moraes (2008) e, de Santos (2008), dentre outros que foram fundamentais na discussão deste trabalho. Esta pesquisa fundamentou-se por uma abordagem qualitativa, sendo de natureza aplicada e foi possível por meio da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, tendo como técnica de pesquisa a entrevista semiestrutura, a observação participante e a análise de documentos, desencadeando assim ao que chamamos de triangulação metodológica para a coleta e análise de dados. Contudo, foi possível identificar como é introduzido o Etnoconhecimento na perspectiva da Educação do Campo sob a Epistemologia do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade na Escola Nossa Senhora da Conceição, pois, destaca-se a compreensão dos/das profissionais quanto a integração do saber local e o ensino formal em sala de aula, bem como, a necessidade do pensar no todo, em todas as partes, para além, integrando os conhecimentos em vários níveis de realidades.