No Brasil, apesar de leis e dispositivos legais que garantem o acesso de crianças com deficiência na sala de aula, ainda são necessárias mudanças efetivas no cotidiano das instituições escolares. As atividades pedagógicas lúdicas têm sido implantadas de forma intensiva na sala de aula de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o papel desempenhado pelos jogos no processo de ensino e aprendizagem das crianças com TEA. A metodologia que adotamos para a pesquisa é uma revisão de literatura baseada em Garcia (2015) de artigos e monografias na plataforma Scielo e uma dissertação no catálogo de teses e dissertações da CAPES. A análise do material selecionado permitiu compreender que para a efetivação de uma educação inclusiva são necessárias mudanças desde da estrutura física das escolas até a prática didática dos professores. Assim, o uso dos jogos como ferramenta pedagógica apresenta resultados positivos, uma vez que conseguem desenvolver o social, o emocional e o relacionamento da criança autista com as demais crianças da instituição. Para garantir a eficácia dos jogos é de suma importância que os professores tenham especialização na área da educação especial inclusiva para realizar um planejamento didático e pedagógico direcionado para a criança com TEA.