Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO-APRENDIZAGEM: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5942
    "inscrito_id" => 19568
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Músicas são predominantemente ouvidas por todo mundo cada vez mais, uma vez que grande número de pessoas – seja infanto-juvenil e adulto – tem acesso a plataformas e aplicativos musicais via Internet. A partir de tal premissa, esse estudo visa a incorporar a música como um recurso metodológico às aulas de língua inglesa a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa entre professores e alunos, do ensino fundamental II, de uma escola pública da rede municipal de Assú/RN via Programa Residência Pedagógica - PRP. Quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e está fundamentada nos estudos de Bonito (2014); Santana (2018); Libâneo (1994); Ausubel (1963). Para discussão dos resultados da pesquisa, trabalharemos com músicas nas aulas de língua inglesa, bem como descreveremos acerca das implicações que a música pode provocar no ensino-aprendizagem entre alunos residentes do PRP e discentes da educação básica da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues/Assú/RN. Hipoteticamente acreditamos que a música motiva os discentes à aprendizagem, os levando a encontrar sentido em aprender inglês. Outrossim, músicas fazem parte do interesse e do contexto sócio-histórico-cultural de todos(as), tornando o ensino mais significativo e prazeroso, despertando o interesse de discentes pela língua alvo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19568_TB5942_27112023095929.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN PEDRO DE MEDEIROS LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "allanpedro@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5942
    "inscrito_id" => 19568
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Músicas são predominantemente ouvidas por todo mundo cada vez mais, uma vez que grande número de pessoas – seja infanto-juvenil e adulto – tem acesso a plataformas e aplicativos musicais via Internet. A partir de tal premissa, esse estudo visa a incorporar a música como um recurso metodológico às aulas de língua inglesa a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa entre professores e alunos, do ensino fundamental II, de uma escola pública da rede municipal de Assú/RN via Programa Residência Pedagógica - PRP. Quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e está fundamentada nos estudos de Bonito (2014); Santana (2018); Libâneo (1994); Ausubel (1963). Para discussão dos resultados da pesquisa, trabalharemos com músicas nas aulas de língua inglesa, bem como descreveremos acerca das implicações que a música pode provocar no ensino-aprendizagem entre alunos residentes do PRP e discentes da educação básica da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues/Assú/RN. Hipoteticamente acreditamos que a música motiva os discentes à aprendizagem, os levando a encontrar sentido em aprender inglês. Outrossim, músicas fazem parte do interesse e do contexto sócio-histórico-cultural de todos(as), tornando o ensino mais significativo e prazeroso, despertando o interesse de discentes pela língua alvo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19568_TB5942_27112023095929.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN PEDRO DE MEDEIROS LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "allanpedro@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Músicas são predominantemente ouvidas por todo mundo cada vez mais, uma vez que grande número de pessoas – seja infanto-juvenil e adulto – tem acesso a plataformas e aplicativos musicais via Internet. A partir de tal premissa, esse estudo visa a incorporar a música como um recurso metodológico às aulas de língua inglesa a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa entre professores e alunos, do ensino fundamental II, de uma escola pública da rede municipal de Assú/RN via Programa Residência Pedagógica - PRP. Quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e está fundamentada nos estudos de Bonito (2014); Santana (2018); Libâneo (1994); Ausubel (1963). Para discussão dos resultados da pesquisa, trabalharemos com músicas nas aulas de língua inglesa, bem como descreveremos acerca das implicações que a música pode provocar no ensino-aprendizagem entre alunos residentes do PRP e discentes da educação básica da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues/Assú/RN. Hipoteticamente acreditamos que a música motiva os discentes à aprendizagem, os levando a encontrar sentido em aprender inglês. Outrossim, músicas fazem parte do interesse e do contexto sócio-histórico-cultural de todos(as), tornando o ensino mais significativo e prazeroso, despertando o interesse de discentes pela língua alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.