Os biomas brasileiros são importantes áreas do território, sendo alguns deles transfronteiriços, que possuem valiosos ecossistemas, permitindo a iteração e as diversas relações entre e dentre os espécimes ali presentes, bem como a relação destes com os inúmeros elementos abióticos. Essas relações existentes nesses ecossistemas e, por conseguintes, nos biomas brasileiros fazem parte do conjunto dessa biodiversidade tão rica e tão almejada por entidades e atores, seja no âmbito local, regional, nacional e internacional. O uso do seminário como instrumento avaliativo vem sendo utilizado há vários anos, seja dentro ou fora do espaço educacional formal e não formal. O termo seminário remonta ao local de formação dos religiosos e religiosas, bem como a forma de estudo pelas apresentações de teses e debates. Além disso, o seminário também define alguns eventos científicos, com proporções limitadas, que objetivam a apresentação de trabalhos científicos e/ou técnicos, apresentações de palestras e importantes debates sobre o tema central do evento. Na sala de aula, o seminário é usado como uma importante ferramenta avaliativa, na qual os estudantes pesquisam, estudam e apresentam um determinado tema para a turma, de forma a promover um verdadeiro debate sobre o tema. Esse debate é gerador de conhecimento, tira o professor do cetro da sala de aula e detentor do conteúdo, atuando como um mediador. Neste sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar uma prática pedagógica aplicada na turma do 2° período do curso de engenharia civil, na disciplina de ciência do ambiente, como ferramenta de sensibilização dos estudantes para a necessidade de proteção dos biomas brasileiros.