A formação dos profissionais tem sido pautada por metodologias conservadoras ou tradicionais ao longo dos anos. Com base nesse histórico, esse estudo objetivou experimentar outra vivencia, utilizando um dos tipos de metodologias ativas para explorar os conhecimentos de um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCCon) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, foi aplicado um jogo de tabuleiro baseado no jogo Monopoly, levando 13 dos 18 discentes da turma de Metodologia do Ensino Superior a apresentarem suas percepções diante da Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) por meio de uma entrevista aberta, não estruturada, utilizando a técnica de grupo focal, após vivenciarem a experiência de tomar decisões tempestivas no intuito de ganhar o jogo. O estudo apontou que os alunos, como bem descreve a Teoria Construtivista, se mantinham agentes ativos, sendo instigados e desafiados a tomar decisões tempestivas e, como apresenta na Teoria da Autodeterminação, se mantiveram motivados durante todo o processo competitivo, o que torna a metodologia atraente na visão dos alunos. Ao mesmo tempo, eles demonstraram a necessidade de aplicação dessa metodologia para alunos de graduação, já que a simulação da realidade seria um fator estimulante no processo de aprendizagem. Por ser um trabalho de execução detalhada, sugere-se como atividade interdisciplinar e, ainda, que seja replicado aos alunos de graduação, estendido a outras Instituições de Ensino Superior.