A Literatura Preta Infantil constitui-se por narrativas de autorias pretas que falam de si e suas culturas em uma perspectiva decolonial e promovem uma educação para estética da sensibilidade, representatividade e visibilidade étnico-raciais. É também uma das possibilidades de aplicação da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo da História e culturas de Áfricas, suas ancestralidades, resistências, contribuições nas ciências e linguagens-territórios dos corpos e afetos para a constituição do povo brasileiro, eclipsadas historicamente. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever criticamente as edições do ‘Sarauzinho Preto’, realizado junto às infâncias na cidade de Senhor do Bonfim-Bahia, no âmbito familiar, por meio da Plataforma Meet, no período de isolamento social, devido ao período de Pandemia de COVID-19. Trata-se de uma experiência de Letramento Racial Crítico, realizada por meio de um Projeto de Extensão promovido pelo Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues-LahAfro, vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. A ancoragem teórica foi constituída a partir dos estudos de Fanon (1983), Aparecida Ferreira de Jesus (2014), Munanga (2012), Bakhtin (1995), Cuti (2010) dentre outras referências. Inscreve-se no formato de artigo de relato de experiência. Optou-se pela metodologia da Tertúlia Dialógica para a realização das leituras literárias mediadas. O ‘Sarauzinho Preto’ apontou a importância da Literatura Preta Infantil como entretenimento no ambiente familiar, frente ao contexto de incertezas, estranhamentos, privação social, não acesso à escola e convivência com os lutos. Além disso, ampliou o repertório cultural em relação à concepção de Áfricas pela representatividade de pessoas pretas e das culturas africana e afro-brasileira no imaginário das crianças; potencializou a autoestima, a formação leitora, a expressividade verbal oral-escrita, visual e artística, aspectos percebidos pelo envolvimento e responsividade ativa das crianças.