Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98301
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4838
    "inscrito_id" => 19272
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ALBERES"
    "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98301
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4838
    "inscrito_id" => 19272
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ALBERES"
    "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.