Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4838 "inscrito_id" => 19272 "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos.O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALBERES" "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4838 "inscrito_id" => 19272 "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos.O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALBERES" "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.