O presente artigo, fruto de pesquisa de natureza bibliográfica, tem como objetivo pesquisar os impactos positivos que a leitura do cordel exerce sobre as crianças autistas (TEA). Portanto, parte-se de temáticas sobre inclusão e como isso contribui para o desenvolvimento do sujeito no seu âmbito cultural e social. O cordel é importante no meio escolar, pois estimula a criança a mostrar sua criatividade através do humor, da poética da oralidade e da performance. Esse artigo busca investigar como esse efeito acontece e quais as estratégias de aprendizagem para a educação, e o porquê é importante utilizar essa arte popular hoje bastante massificada em todas mídias sociais, inclusive. Assim, a pesquisa conta com as contribuições de Zumthor (1997), Grandin (2015), Silva (2012), Tereza Cristina Santos (2022), Vygotsky (1997), entre outros teóricos. Percebeu-se que este gênero poético pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da criança autista, dentro do seu tempo. Neste sentido, percebe-se importância que a literatura de cordel pode exercer na sua vida: para além de inclui-la, pode suscitar, ademais, a quebra da maior das barreiras, a do preconceito.