Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo ora apresentado tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica (PRP) no subprojeto de Biologia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cabedelo, os impactos na mediação e aprendizagem da docência de futuros professores e as percepções discentes em relação a vivência do PRP na Escola Estadual Cidadã Integral Izaura Falcão de Carvalho (EECIIFC). A pesquisa está restrita a primeira edição do programa lançado no Brasil em março de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), descrito no Edital 6/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dessa forma, a base teórico-metodológico desenvolvido neste estudo é pautado na pesquisa qualitativa, tendo o corpus da pesquisa composto pela participação de 72 estudantes da EECIIFC e de 21 residentes do campus IFPB-Cabedelo. O instrumento para coleta de dados adotado foi a utilização de dois questionários compostos por questões abertas e fechadas, sendo o primeiro em 5 turmas do 1° ano, 2° ano e 3° ano da EECIIFC e o segundo com 21 residentes. Utilizamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Nesta direção, buscamos refletir sobre os impactos do PRP com um novo olhar sobre às percepções dos residentes advindos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB e estudantes da EECIIFC. Os resultados evidenciaram que os residentes tiveram inquietações e limitações com o uso de metodologias ativas e geraram reflexões das propostas desenvolvidas. Os estudantes tivemos dados positivos, devido a aplicação de metodologias ativas, a saber: animes, jogos educativos e o uso de modelos didáticos. Sob essa ótica, evidenciamos que o PRP pode ser considerada como uma facilitadora do processo de ensino-aprendizagem viabilizando a construção de identidades docentes, e, outrossim, impactando reflexões de aprendizagem dos estudantes da escola participante do programa.

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