RESUMO A formação do Professor Pesquisador vem ganhando espaço gradualmente, numa perspectiva de formar docentes com senso crítico e reflexivo, frente às questões educacionais e sociais. Deste modo, a universidade se incumbe de formar professores aptos a atuar na prática de ensino e de pesquisa, com base nos conhecimentos teórico, didático, pedagógico, técnico, prático e científico. A pesquisa é entendida como um recurso indispensável para a evolução e formação humana. Se prestarmos atenção, tanto as buscas mais comuns quanto as mais complexas da vida cotidiana são formas de pesquisar. Sendo assim, este estudo investigativo foi realizado no intuito de buscar respostas para o seguinte problema de pesquisa: De qual forma a prática de pesquisa é inserida no curso de Ciências Biológicas? A presente pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Campus Boa Vista, no período 2019.1, sendo quesito parcial para a conclusão do Mestrado Acadêmico em Educação, valendo-se de uma pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa, com cunho descritivo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado a dezoito acadêmicos, e entrevistas realizadas com sete professores, ambos do Curso de Ciências Biológicas. Tivemos como Objetivo Geral: Investigar as concepções dos acadêmicos e professores do Curso de Ciências Biológicas, sobre a formação do Professor Pesquisador. Como Objetivos Específicos: Discutir o papel da pesquisa na formação e na profissão docente e apontar possibilidades, para o professor desenvolver a prática de pesquisa em escolas de Educação Básica e demais espaços. Portanto, os resultados apontam que os participantes têm um conhecimento ainda incoerente sobre o contexto de formação do Professor Pesquisador.