A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação.