Curricular Supervisionado de Observação III, como uma disciplina que foi realizada no curso de História, onde nos possibilitou adentrar em sala de aula e conhecer o espaço escolar, além de vivenciar o cotidiano tão extenso e dinâmico que é praticado pelo professor, principalmente na educação básica. Essa disciplina ocorreu no sétimo semestre do curso, onde conseguimos escolher a escola para o qual iríamos realizar a observação e no final de tudo, produzirmos um relato de experiência e também compartilhar na sala de aula, nossos questionamentos e desafios enfrentados. A escola selecionada, tem por nome Escola de Ensino fundamental Estado da Paraíba, que fica localizada na cidade do Crato-CE. O texto apresenta reflexões do cotidiano escolar e os desafios que logramos superar, para melhor compreensão do ambiente escolar e da construção de uma identidade docente. Respaldamos teoricamente as discussões, a partir de produções de Paulo Freire (1996), Selma Garrido Pimenta (2012), Selva Guimarães Fonseca (2012), além de referências bibliográficos que puderam contribuir e amparar nas nossas discussões. Conseguimos concluir o estágio e evidenciar a importância de conectar a prática da teoria, o que acaba sendo um desafio para o professor de História que se vê num ambiente diferenciando do que lhe é proposto em ambiente acadêmico.