COUTO, Géssica Santos et al.. A indisciplina na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100748>. Acesso em: 23/12/2024 00:36
Esta pesquisa bibliográfica se refere à indisciplina na Educação Infantil. O interesse em investigar esta temática surgiu a partir da experiência de Estágio Profissional e dos estudos realizados nas disciplinas de Teoria e Prática da Educação Infantil e Fundamentos da Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Unesp/Ibilce. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um mapeamento de estudos produzidos no Brasil que tratassem da indisciplina na Educação Infantil, identificando: quantidade de publicações disponíveis no Google Acadêmico, título, autor, instituição do autor, tipo de publicação, ano de publicação, endereço eletrônico, resumo (se houver). Com esta investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão de pesquisa: o que revelam pesquisas sobre a indisciplina na Educação Infantil? Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um levantamento bibliográfico no Google Acadêmico, totalizando 18 produções analisadas. Os principais resultados obtidos foram: poucas pesquisas compreendem a indisciplina como prática de resistência, diante daquilo que é imposto às crianças. Verificou-se, ainda, que não há um consenso sobre o conceito de disciplina e indisciplina, pois ambos os termos guardam relações diretas com fatores culturais, sociais, moralistas e com a formação acadêmica, que variam de acordo com as concepções que os profissionais envolvidos no processo educativo têm acerca do tema. Por essas razões, há estudos contrários e favoráveis à existência da indisciplina na Educação Infantil.