As temáticas ambientais no século XXI se voltam principalmente para resolução de problemas gerados pelos seres humanos desde a industrialização, com isso a educação ambiental torna-se extremamente relevante para a formação de sujeitos críticos, que pensem em uma sociedade mais ecológica e sustentável. Por isso, é importante que essa educação permeie por todas as disciplinas ensinadas no Brasil e no mundo. Na disciplina de química, essas temáticas são bastante abordadas, por se tratar de uma área do conhecimento que se preocupa com a sustentabilidade. Nesse sentido, é importante compreender quais são as principais temáticas atreladas a educação ambiental e ao ensino de química, para o desenvolvimento de pesquisas que abranjam temas importantes ainda não trabalhados, mas que precisam ser discutidos urgentemente, como o caso da geração de microplásticos, por exemplo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou produzir e discutir um levantamento bibliográfico sobre as temáticas de educação ambiental trabalhadas no ensino de química com a de intenção compreender se esses assuntos estão em concordância com as urgências do Brasil e do mundo. Utilizou-se como suporte para o levantamento bibliográfico, as bases de dados: Portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico com o recorte temporal de 2013-2023. Diante do exposto, metodologicamente essa investigação é de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados destacam as principais temáticas ambientais abordadas no ensino de química e discute também outros aspectos que podem contribuir para as pesquisas na área e que são importantes de serem trabalhadas para o desenvolvimento de estratégias que permitam colocar em prática a educação ambiental de uma forma mais ampla.