A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).