Este artigo tem o intuito de apresentar as funcionalidades da Educação 4.0 como mecanismo de promoção do envolvimento ativo dos estudantes do curso superior em Administração do Instituto Federal do Maranhão, campus Coelho Neto, na aplicação da ferramenta Análise SWOT nas organizações de Coelho Neto. Logo, o objetivo do trabalho é analisar uma vivência de incorporação desta ferramenta em cinco empresas junto a graduandos desta instituição. A metodologia foi composta pelo estudo descritivo, com caráter qualitativo e quantitativo. Sendo assim, 20 estudantes se distribuíram em 5 grupos para aplicar seus conhecimentos de planejamento estratégico na prática. Assim, para simular de forma efetiva a atuação de um gestor estratégico na análise de ambiente empresarial, cada time realizou uma visita in loco em uma empresa escolhida. A visita foi efetivada com o intuito dos estudantes levantaram informações junto aos gestores, colaboradores e clientes para, então, diagnosticar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades em relação à organização examinada. Mas para efeito de coleta e análise de dados, o presente estudo aplicou um questionários a 2 estudantes de cada grupo, totalizando uma amostra de 10 respondentes. A análise de dados, por sua vez, foi configurada através da distribuição de frequência de respostas através do Excel. O instrumento de dados serviu para examinar a satisfação dos participantes quanto à vivência. Os dados comprovam que a experiência foi exitosa ao proporcionar sobretudo aprendizagem e criatividade diante da oferta de soluções inovadoras aos problemas identificados nas organizações.