Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD" COMO PLATAFORMA PARA ABORDAR PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95575
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1227
    "inscrito_id" => 11753
    "titulo" => ""FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD" COMO PLATAFORMA PARA ABORDAR PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) preconiza processos educativos para uma formação crítica e antirracista, incentivando práticas, no âmbito da educação, que valorizem a diversidade étnico-racial e livres de discriminação. Na articulação entre a ERER e o ensino de ciências, a utilização de animes que abordem temáticas relacionadas se constitui em uma ferramenta didática dinâmica e engajadora, por ser um recurso popular e atual. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma intervenção pedagógica realizada no âmbito da formação de professores de Biologia, para abordar processos de alterização e racismo científico e abordar relações étnico-raciais sob a perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trata-se do relato de uma intervenção didática, realizada em março de 2023, na disciplina Didática da Biologia, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. A aplicação dividiu-se em dois momentos: (i) Abordagem da história do racismo científico; (ii) Uso de cenas selecionadas do anime Fullmetall Alchemist: Brotherhood como recurso para abordar a história do racismo científico atrelado a promoção da ERER. Na análise da experiência, foi possível observar a potencialidade pedagógica do anime para mobilizar a ERER em sala de aula, notando-se uma participação geral dos discentes em debates que articulavam relações étnico-raciais às cenas. Os alunos conseguiram associar as cenas a conteúdos programáticos da sala de aula, como teorias raciais, além de identificar processos importantes, como Alterização de raça, Alterocídio e Alterofobia. A partir da percepção dos integrantes que realizaram a intervenção didática, a aplicação contribuiu, de forma lúdica, na compreensão dos licenciandos sobre a temática da aula e sobre a possibilidade de se trabalhar com materiais pedagógicos alternativos, que auxiliem o ensino da ERER em suas práticas docentes, como futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11753_TB1227_02052023204309.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO ANDRADE NETO"
    "autor_nome_curto" => "José Eduardo"
    "autor_email" => "eduandrade@academico.ufs."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95575
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1227
    "inscrito_id" => 11753
    "titulo" => ""FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD" COMO PLATAFORMA PARA ABORDAR PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) preconiza processos educativos para uma formação crítica e antirracista, incentivando práticas, no âmbito da educação, que valorizem a diversidade étnico-racial e livres de discriminação. Na articulação entre a ERER e o ensino de ciências, a utilização de animes que abordem temáticas relacionadas se constitui em uma ferramenta didática dinâmica e engajadora, por ser um recurso popular e atual. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma intervenção pedagógica realizada no âmbito da formação de professores de Biologia, para abordar processos de alterização e racismo científico e abordar relações étnico-raciais sob a perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trata-se do relato de uma intervenção didática, realizada em março de 2023, na disciplina Didática da Biologia, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. A aplicação dividiu-se em dois momentos: (i) Abordagem da história do racismo científico; (ii) Uso de cenas selecionadas do anime Fullmetall Alchemist: Brotherhood como recurso para abordar a história do racismo científico atrelado a promoção da ERER. Na análise da experiência, foi possível observar a potencialidade pedagógica do anime para mobilizar a ERER em sala de aula, notando-se uma participação geral dos discentes em debates que articulavam relações étnico-raciais às cenas. Os alunos conseguiram associar as cenas a conteúdos programáticos da sala de aula, como teorias raciais, além de identificar processos importantes, como Alterização de raça, Alterocídio e Alterofobia. A partir da percepção dos integrantes que realizaram a intervenção didática, a aplicação contribuiu, de forma lúdica, na compreensão dos licenciandos sobre a temática da aula e sobre a possibilidade de se trabalhar com materiais pedagógicos alternativos, que auxiliem o ensino da ERER em suas práticas docentes, como futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11753_TB1227_02052023204309.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO ANDRADE NETO"
    "autor_nome_curto" => "José Eduardo"
    "autor_email" => "eduandrade@academico.ufs."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) preconiza processos educativos para uma formação crítica e antirracista, incentivando práticas, no âmbito da educação, que valorizem a diversidade étnico-racial e livres de discriminação. Na articulação entre a ERER e o ensino de ciências, a utilização de animes que abordem temáticas relacionadas se constitui em uma ferramenta didática dinâmica e engajadora, por ser um recurso popular e atual. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma intervenção pedagógica realizada no âmbito da formação de professores de Biologia, para abordar processos de alterização e racismo científico e abordar relações étnico-raciais sob a perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trata-se do relato de uma intervenção didática, realizada em março de 2023, na disciplina Didática da Biologia, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. A aplicação dividiu-se em dois momentos: (i) Abordagem da história do racismo científico; (ii) Uso de cenas selecionadas do anime Fullmetall Alchemist: Brotherhood como recurso para abordar a história do racismo científico atrelado a promoção da ERER. Na análise da experiência, foi possível observar a potencialidade pedagógica do anime para mobilizar a ERER em sala de aula, notando-se uma participação geral dos discentes em debates que articulavam relações étnico-raciais às cenas. Os alunos conseguiram associar as cenas a conteúdos programáticos da sala de aula, como teorias raciais, além de identificar processos importantes, como Alterização de raça, Alterocídio e Alterofobia. A partir da percepção dos integrantes que realizaram a intervenção didática, a aplicação contribuiu, de forma lúdica, na compreensão dos licenciandos sobre a temática da aula e sobre a possibilidade de se trabalhar com materiais pedagógicos alternativos, que auxiliem o ensino da ERER em suas práticas docentes, como futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.