Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo principal "analisar o processo de ensino e da aprendizagem na EJA/Sistema Prisional, juntamente com seus desafios e possibilidades, na perspectiva dos professores de Língua Portuguesa do Estado de Mato Grosso". Como objeto de estudo verificou os processos metodológicos pedagógicos aplicados para alcançar a aprendizagem do estudante, na concepção dos sujeitos/professores de Língua Portuguesa, 02 (dois), e os métodos que utilizaram para verificar se alcançaram os resultados pretendidos dentro do Sistema Prisional no 1º bimestre do ano de 2023 para estudantes da EJA/EM - 2o ano EJA - 43 Alunos - Vespertino em salas anexas de duas escolas estaduais, portanto 02 (duas) turmas lotadas em local diferente. Os conceitos de Pedroso fundamentaram o trabalho. A pesquisa propôs uma investigação sobre: “Quais são os desafios e possibilidades no processo utilizado pelos professores de Língua Portuguesa para avaliar o estudante no que tange a aprendizagem no dia a dia em sala de aula no Sistema Prisional? “. A pesquisa identificou os seguintes resultados: i) o processo de ensino e aprendizagem ocasionam possibilidades quando tem fins que acarretam oportunidades dentro do sistema prisional para os estudantes privados de liberdade; ii) o ensino pode ocasionar equívocos quando não se reflete no restante do processo de aprendizagem do estudante. iii) o ensino pode ocasionar equívocos quando se muda a forma de ensinar e se volta para informação.