O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica.