Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"É PRECISO TRANSVER A ESCOLA": LEITURA DE MUNDO E POESIA BARROSEANA NO CHÃO DA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98340
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4890
    "inscrito_id" => 20141
    "titulo" => ""É PRECISO TRANSVER A ESCOLA": LEITURA DE MUNDO E POESIA BARROSEANA NO CHÃO DA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA"
    "resumo" => "Como desdobramento da pesquisa de mestrado – intitulada “Transver o mundo e amar o puro traste em flor: Uma conversa com Paulo Freire e Manoel de Barros” – este artigo traz a narrativa docente acerca das experiências do projeto “Café com Leitura”, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (Petrópolis/RJ), em que o poeta Manoel de Barros foi o autor prestigiado. Com turmas de 6° e 9° anos do Ensino Fundamental, o projeto é direcionado às aulas de Português e Redação e tem como foco a leitura, produção de textos, criação, arte, registros fotográficos e diversas outras manifestações de linguagem, que tanto dialoguem com a obra do autor, quanto alcancem os saberes discentes, adquiridos e produzidos na prática, a partir de uma leitura de mundo que acontece dentro e fora da escola, e que é antecessora do saber institucionalizado, como preconizou Paulo Freire. Nesse sentido, encontramos suporte metodológico nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, desenvolvidas por Nilda Alves, Regina Leite Garcia e Inês Barbosa de Oliveira, tendo em vista que ‘professorapesquisadora’ e demais ‘praticantespensantes’ do cotidiano escolar colhem, do chão da escola, da práxis, da ação-reflexão-ação, fundamentos e ideias que alicerçam a pesquisa e o seu valioso registro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20141_TB4890_19062023154551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA CABRAL DA PONTE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "revisora.talitacabral@gma"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98340
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4890
    "inscrito_id" => 20141
    "titulo" => ""É PRECISO TRANSVER A ESCOLA": LEITURA DE MUNDO E POESIA BARROSEANA NO CHÃO DA ESCOLA PAROQUIAL DO LOTEAMENTO SAMAMBAIA"
    "resumo" => "Como desdobramento da pesquisa de mestrado – intitulada “Transver o mundo e amar o puro traste em flor: Uma conversa com Paulo Freire e Manoel de Barros” – este artigo traz a narrativa docente acerca das experiências do projeto “Café com Leitura”, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (Petrópolis/RJ), em que o poeta Manoel de Barros foi o autor prestigiado. Com turmas de 6° e 9° anos do Ensino Fundamental, o projeto é direcionado às aulas de Português e Redação e tem como foco a leitura, produção de textos, criação, arte, registros fotográficos e diversas outras manifestações de linguagem, que tanto dialoguem com a obra do autor, quanto alcancem os saberes discentes, adquiridos e produzidos na prática, a partir de uma leitura de mundo que acontece dentro e fora da escola, e que é antecessora do saber institucionalizado, como preconizou Paulo Freire. Nesse sentido, encontramos suporte metodológico nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, desenvolvidas por Nilda Alves, Regina Leite Garcia e Inês Barbosa de Oliveira, tendo em vista que ‘professorapesquisadora’ e demais ‘praticantespensantes’ do cotidiano escolar colhem, do chão da escola, da práxis, da ação-reflexão-ação, fundamentos e ideias que alicerçam a pesquisa e o seu valioso registro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20141_TB4890_19062023154551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA CABRAL DA PONTE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "revisora.talitacabral@gma"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Como desdobramento da pesquisa de mestrado – intitulada “Transver o mundo e amar o puro traste em flor: Uma conversa com Paulo Freire e Manoel de Barros” – este artigo traz a narrativa docente acerca das experiências do projeto “Café com Leitura”, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (Petrópolis/RJ), em que o poeta Manoel de Barros foi o autor prestigiado. Com turmas de 6° e 9° anos do Ensino Fundamental, o projeto é direcionado às aulas de Português e Redação e tem como foco a leitura, produção de textos, criação, arte, registros fotográficos e diversas outras manifestações de linguagem, que tanto dialoguem com a obra do autor, quanto alcancem os saberes discentes, adquiridos e produzidos na prática, a partir de uma leitura de mundo que acontece dentro e fora da escola, e que é antecessora do saber institucionalizado, como preconizou Paulo Freire. Nesse sentido, encontramos suporte metodológico nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, desenvolvidas por Nilda Alves, Regina Leite Garcia e Inês Barbosa de Oliveira, tendo em vista que ‘professorapesquisadora’ e demais ‘praticantespensantes’ do cotidiano escolar colhem, do chão da escola, da práxis, da ação-reflexão-ação, fundamentos e ideias que alicerçam a pesquisa e o seu valioso registro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.