Este artigo tem como objetivo analisar a política da Educação e sua efetivação através de programas desenvolvidos nas escolas públicas, através da atuação do Conselho Escolar e a Gestão Democrática. Analisando também, o papel do Gestor em relação ao papel do Diretor Escolar. Enquadra-se numa pesquisa qualitativa, sendo realizado em duas etapas. A primeira etapa consistiu em uma revisão de literatura sobre o tema com pesquisas bibliográficas de autores e trabalhos no campo da gestão democrática; A segunda etapa consistiu em entrevistas com os membros do Conselho Escolar de uma escola Municipal da zona rural, situada no Agreste Alagoano, tal entrevista feita através de um questionário baseado na prática do Conselheiro Escolar. Foi feita essa observação, com o objetivo de entender o tema estudado. Além dos questionários entregues aos membros do Conselho Escolar e equipe diretiva, foram feitas também observações diretas do ambiente de trabalho. Sabendo-se que a participação da comunidade escolar na gestão democrática da escola é fundamental para o desenvolvimento da qualidade do ensino, pois possibilita a construção de um ambiente de diálogo e de troca de experiências entre os diversos segmentos dessa comunidade bem como a oportunidade de criar mecanismos de controle social, que são fundamentais para a efetivação da política educacional, percebeu-se que mantém-se o enfrentamento das dificuldades quanto a aprendizagem dos alunos como também nas questões referentes a presença dos pais no ambiente escolar no que se refere a participação na vida escolar de seus filhos. Os resultados obtidos apontam que o Conselho Escolar enfrenta enormes desafios para ser aplicado e efetivado na prática democrática na Escola, pois sua atuação é neutralizada pelos infortúnios existentes como: desconhecimento do papel de Conselheiro Escolar, falta de tempo para se dedicar às atividades do Conselho, falta de recursos e formação para este fim.