Este artigo é resultado de uma parte da dissertação de mestrado defendida em 2023, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação (PPGE), do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Linha de pesquisa: Educação Ciências e Educação Matemática. Neste estudo, o objetivo é abordar a contribuição da Matemática Crítica baseada em resolução de problema colaborativa para o ensino aprendizagem com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Jaciara-MT. Trata-se de uma investigação com viés metodológico qualitativo e segue a perspectiva histórico-cultural, sendo realizadas análises dos diálogos entre os estudantes participantes do experimento didático e dos dados coletados a partir de uma sequência didática. Os resultados são: o estímulo ao pensamento crítico que contribui para o debate e discussão em grupo; aluno ativo e cooperativo com os seus pares; habilidades da comunicação oral; melhora na aprendizagem dos alunos em relação ao conhecimento matemático; e a participação destes em desafios de aprendizagem nas atividades propostas em sala de aula, assim como na pesquisa.