O presente estudo objetivou investigar as metodologias educativas utilizadas para o ensino de alunos com deficiência visual no ensino fundamental. Problematizou-se se os alunos com deficiência visual participavam ativamente durante as aulas da sala da aula regular e se a didática dos professores está contribuindo para uma aprendizagem significativa para os alunos cegos. Tratou-se de um estudo qualitativo, exploratório, do tipo revisão integrativa. Para tanto, foram pesquisadas publicações nas bases: Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando as palavras-chave: metodologias educativas, ensino de alunos cegos e recursos adaptados. Delimitou-se trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Foram localizados 15 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise resultou em um quadro multidisciplinar o qual permitiu a descrição das metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos no ensino fundamental. Na maioria dos componentes curriculares, encontrou-se recursos que promovem a inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O componente curricular de matemática sobressaiu - se como a área que mais utiliza recursos metodológicos adaptados, como o braile, recursos táteis, jogos e softwares. E os componentes que mais enfrentam dificuldades de adaptação curricular é Artes, seguido da Educação Física. Assim, foi possível evidenciar as propostas metodológicas, bem como, recursos adaptados que contribuem para a inclusão e assimilação dos conteúdos pelos educandos com deficiência visual na sala de aula regular. Considera-se necessário políticas educacionais de fomento a melhoria da estrutura física de escolas e incentivo à formação continuada dos professores na área da educação especial. Além das novas possibilidades de tecnologias assistivas e metodologias ativas no ensino de alunos com deficiência visual, sendo uso de smartphone como TAA e áudio descrição como metodologia interdisciplinar. Diante da pesquisa, ficou evidente que para um ensino efetivo o foco sempre deverá estar no aluno, que deve ser compreendido como sujeito ativo e protagonista no processo de ensino e aprendizagem.