O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da saúde mental de adolescentes para o processo de socialização em sala de aula. A adolescência é considerada uma construção social que permeia um período de transição entre a infância e a vida adulta, trazendo mudanças físicas, emocionais, cognitivas e sociais, assumindo diferentes posições de acordo com o contexto social, cultural e econômico. A pesquisa se justifica pela necessidade de compreender as mudanças biológicas dos adolescentes como universais e visíveis e que diante desta perspectiva, podem trazer algumas perturbações tanto físicas como psicológicas, podendo o adolescente se sentir inseguro e confuso, impactando no campo da socialização, tornando o suporte emocional e social neste estágio fundamental, prevenindo, inclusive problemas de saúde pública, o que tem se configurado como uma crescente preocupação na atualidade. Neste sentido, o problema é fundamentado a partir do questionamento: como a saúde mental dos adolescentes têm influenciado na socialização em sala de aula? E qual a responsabilidade da escola nesse processo? Para construção do trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório. O referencial teórico é composto por SOUZA et al (2019), FERREIRA (2006), GABRIEL et al (2020), PAPALIA E FELDMAN (2009). A pesquisa aponta como resultados a importância da criação de programas de apoio aos adolescentes no ambiente escolar, promovendo o acolhimento e o desenvolvimento de habilidades para que os alunos consigam lidar com demandas enfrentadas nessa fase, palestras psicoeducativas, envolvendo a saúde mental e outros assuntos pertinentes ao engajamento emocional dos alunos.