PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9832 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 231 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, ocorridas no segundo semestre de 2013, onde se fez uso de uma metodologia com uso de mídias e novas tecnologias como recurso dinâmico e criativo para a real aprendizagem desse público e inseri-los na sociedade virtual. Diversas atividades educomunicativas voltadas para a leitura, interpretação e escrita de textos foram desenvolvidas, objetivando-se assim contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita (ler e escrever). Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o estudante e cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros que possuem experiências e algumas pesquisas sobre a emancipação do sujeito através da utilização dos fatos que o individuo vive diariamente, afim de que este venha constatar a importância do saber aprendido na escola e unir ao saber adquirido na rua, em casa ou em qualquer outro lugar e assim chegue a aprendizagem real e compartilhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, EJA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_08_idinscrito_231_cadb7477a27bc651df1af8eff86a1357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIELSON RICARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDIELSON" "autor_email" => "edielsonricardo@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9832 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 231 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, ocorridas no segundo semestre de 2013, onde se fez uso de uma metodologia com uso de mídias e novas tecnologias como recurso dinâmico e criativo para a real aprendizagem desse público e inseri-los na sociedade virtual. Diversas atividades educomunicativas voltadas para a leitura, interpretação e escrita de textos foram desenvolvidas, objetivando-se assim contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita (ler e escrever). Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o estudante e cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros que possuem experiências e algumas pesquisas sobre a emancipação do sujeito através da utilização dos fatos que o individuo vive diariamente, afim de que este venha constatar a importância do saber aprendido na escola e unir ao saber adquirido na rua, em casa ou em qualquer outro lugar e assim chegue a aprendizagem real e compartilhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, EJA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_08_idinscrito_231_cadb7477a27bc651df1af8eff86a1357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIELSON RICARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDIELSON" "autor_email" => "edielsonricardo@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }