O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, ocorridas no segundo semestre de 2013, onde se fez uso de uma metodologia com uso de mídias e novas tecnologias como recurso dinâmico e criativo para a real aprendizagem desse público e inseri-los na sociedade virtual. Diversas atividades educomunicativas voltadas para a leitura, interpretação e escrita de textos foram desenvolvidas, objetivando-se assim contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita (ler e escrever). Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o estudante e cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros que possuem experiências e algumas pesquisas sobre a emancipação do sujeito através da utilização dos fatos que o individuo vive diariamente, afim de que este venha constatar a importância do saber aprendido na escola e unir ao saber adquirido na rua, em casa ou em qualquer outro lugar e assim chegue a aprendizagem real e compartilhada.