Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: INTELIGÊNCIA COLETIVA, AMBIENTES VIRTUAIS, PLATAFORMAS EM EAD Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9994
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação.  OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, AMBIENTES VIRTUAIS, PLATAFORMAS EM EAD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_10_2014_15_11_17_idinscrito_481_e3aaa37b78240d20edfd5441613e6395.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR"
    "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9994
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação.  OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, AMBIENTES VIRTUAIS, PLATAFORMAS EM EAD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_10_2014_15_11_17_idinscrito_481_e3aaa37b78240d20edfd5441613e6395.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR"
    "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.