A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9994 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, AMBIENTES VIRTUAIS, PLATAFORMAS EM EAD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_10_2014_15_11_17_idinscrito_481_e3aaa37b78240d20edfd5441613e6395.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR" "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9994 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA COLETIVA E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, AMBIENTES VIRTUAIS, PLATAFORMAS EM EAD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_10_2014_15_11_17_idinscrito_481_e3aaa37b78240d20edfd5441613e6395.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR" "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }