Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

(RE) SIGNIFICANDO A AFRICANIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: PROJETO, ESCOLA, CULTURA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10178
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 766
    "inscrito_id" => 323
    "titulo" => "(RE) SIGNIFICANDO A AFRICANIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente projeto foi desenvolvido pelos alunos PIBID do Subprojeto de Língua Portuguesa UEPB Campus III com a supervisão do coordenador institucional Dr. Juarez Nogueira Lins e supervisora Maria das Dores Justo na EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira – PB. Propomos relatar nossa experiência no âmbito escolar, de modo a discutir a realização do projeto. Contamos com um número aproximado de sessenta alunos do 2º ano do Ensino Médio. As turmas que estavam envolvidas no projeto eram: 2º A e B, as mesmas desenvolveram as atividades junto aos professores de História José Ronaldo e a professora de Língua Portuguesa Maria das Dores Justo, como também a professora Raquel Andrade de Língua Portuguesa que envolveram seus alunos das turmas do 1º ano H e J do Ensino Médio. A escola a qual o projeto foi desenvolvido conta com um número aproximado 1.827 alunos. Após a contextualização do espaço em que desenvolvemos o projeto, partiremos para justificar a nossa escolha por esse tema. Desde março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, e que esteja comprometida com as origens do povo brasileiro. Os resultados do projeto apontam para um novo olhar em relação à cultura africana. Os alunos através do projeto visaram novos conceitos em relação à cultura Africana e sua influencia no nosso país, portanto, conhecer a África, sua história, a origem de suas tragédias, as suas belezas e riquezas culturais e humanas. Precisamos conhecer para valorizar e vencer preconceitos. Para fundamentar o nosso projeto buscamos respaldo nos PCNs (1997) LDB (2003), MUNANGA (2001), CAVALLEIRO (2005), ZAMBONI (1998), (SILVA, 2005) e (ARRUDA, 2008) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_25_11_idinscrito_323_d98e0ae3b7e7fea428275f426200b423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDECI JOÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDECI JOÃO"
    "autor_email" => "valdecifera@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10178
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 766
    "inscrito_id" => 323
    "titulo" => "(RE) SIGNIFICANDO A AFRICANIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente projeto foi desenvolvido pelos alunos PIBID do Subprojeto de Língua Portuguesa UEPB Campus III com a supervisão do coordenador institucional Dr. Juarez Nogueira Lins e supervisora Maria das Dores Justo na EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira – PB. Propomos relatar nossa experiência no âmbito escolar, de modo a discutir a realização do projeto. Contamos com um número aproximado de sessenta alunos do 2º ano do Ensino Médio. As turmas que estavam envolvidas no projeto eram: 2º A e B, as mesmas desenvolveram as atividades junto aos professores de História José Ronaldo e a professora de Língua Portuguesa Maria das Dores Justo, como também a professora Raquel Andrade de Língua Portuguesa que envolveram seus alunos das turmas do 1º ano H e J do Ensino Médio. A escola a qual o projeto foi desenvolvido conta com um número aproximado 1.827 alunos. Após a contextualização do espaço em que desenvolvemos o projeto, partiremos para justificar a nossa escolha por esse tema. Desde março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, e que esteja comprometida com as origens do povo brasileiro. Os resultados do projeto apontam para um novo olhar em relação à cultura africana. Os alunos através do projeto visaram novos conceitos em relação à cultura Africana e sua influencia no nosso país, portanto, conhecer a África, sua história, a origem de suas tragédias, as suas belezas e riquezas culturais e humanas. Precisamos conhecer para valorizar e vencer preconceitos. Para fundamentar o nosso projeto buscamos respaldo nos PCNs (1997) LDB (2003), MUNANGA (2001), CAVALLEIRO (2005), ZAMBONI (1998), (SILVA, 2005) e (ARRUDA, 2008) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_25_11_idinscrito_323_d98e0ae3b7e7fea428275f426200b423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDECI JOÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDECI JOÃO"
    "autor_email" => "valdecifera@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O presente projeto foi desenvolvido pelos alunos PIBID do Subprojeto de Língua Portuguesa UEPB Campus III com a supervisão do coordenador institucional Dr. Juarez Nogueira Lins e supervisora Maria das Dores Justo na EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira – PB. Propomos relatar nossa experiência no âmbito escolar, de modo a discutir a realização do projeto. Contamos com um número aproximado de sessenta alunos do 2º ano do Ensino Médio. As turmas que estavam envolvidas no projeto eram: 2º A e B, as mesmas desenvolveram as atividades junto aos professores de História José Ronaldo e a professora de Língua Portuguesa Maria das Dores Justo, como também a professora Raquel Andrade de Língua Portuguesa que envolveram seus alunos das turmas do 1º ano H e J do Ensino Médio. A escola a qual o projeto foi desenvolvido conta com um número aproximado 1.827 alunos. Após a contextualização do espaço em que desenvolvemos o projeto, partiremos para justificar a nossa escolha por esse tema. Desde março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, e que esteja comprometida com as origens do povo brasileiro. Os resultados do projeto apontam para um novo olhar em relação à cultura africana. Os alunos através do projeto visaram novos conceitos em relação à cultura Africana e sua influencia no nosso país, portanto, conhecer a África, sua história, a origem de suas tragédias, as suas belezas e riquezas culturais e humanas. Precisamos conhecer para valorizar e vencer preconceitos. Para fundamentar o nosso projeto buscamos respaldo nos PCNs (1997) LDB (2003), MUNANGA (2001), CAVALLEIRO (2005), ZAMBONI (1998), (SILVA, 2005) e (ARRUDA, 2008) entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.