LETRAMENTO E COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10091 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "LETRAMENTO E COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O letramento é uma prática social discursiva que tem sido visto como uma atividade relevante dentro da cultura escolar. Somente depois dos adventos do ensino interacionista é que chegamos à ampliação de discussões sobre a realidade entre o letramento e a oralidade. Nesse sentido, espera-se que o ensino de Língua Materna ultrapasse o estudo somente das nomenclaturas gramaticais e funcionais da linguagem, ancorando-se em uma perspectiva interacionista, na qual os discentes possam desenvolver as habilidades de leitura crítica dos diversos gêneros que fazem parte do nosso cotidiano. Dessa forma, ao instruir os educandos quanto à importância de esses relacionarem o texto lido à sua vida em comunidade, os docentes estarão contribuindo para autonomia dos indivíduos e evitando possíveis fracassos (nas atividades que necessitarão das competências comunicativas exigidas pela sociedade). Partindo desse pressuposto, o nosso estudo centra-se na utilização das praticas do letramento que envolve: oralidade, escrita e leitura, na Educação Básica. Este trabalho apresenta os relatos de experiências das bolsistas do subprojeto de Letras- Português na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha-PB na terceira série “A”. No qual, buscamos, a partir do gênero charge, música e conto, promover nos educandos o desejo pela leitura como fonte de libertação. O objetivo foi ampliar os conceitos de leitura resultando em um maior desenvolvimento das habilidades orais e escritas dos discentes. Com o nosso estudo percebemos que os discentes ainda alimentam fortes rejeições pela disciplina de língua portuguesa, pois muitos a entendem como o monitoramento a fala em relação a gramática normativa. Com um ensino contextualizado e interativo, nós bolsistas junto à professora da sala conseguimos atrair os aprendentes da criticidade na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_41_14_idinscrito_592_5727c2da527266031bca95169cb729e4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "wanessa.lyns@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10091 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "LETRAMENTO E COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O letramento é uma prática social discursiva que tem sido visto como uma atividade relevante dentro da cultura escolar. Somente depois dos adventos do ensino interacionista é que chegamos à ampliação de discussões sobre a realidade entre o letramento e a oralidade. Nesse sentido, espera-se que o ensino de Língua Materna ultrapasse o estudo somente das nomenclaturas gramaticais e funcionais da linguagem, ancorando-se em uma perspectiva interacionista, na qual os discentes possam desenvolver as habilidades de leitura crítica dos diversos gêneros que fazem parte do nosso cotidiano. Dessa forma, ao instruir os educandos quanto à importância de esses relacionarem o texto lido à sua vida em comunidade, os docentes estarão contribuindo para autonomia dos indivíduos e evitando possíveis fracassos (nas atividades que necessitarão das competências comunicativas exigidas pela sociedade). Partindo desse pressuposto, o nosso estudo centra-se na utilização das praticas do letramento que envolve: oralidade, escrita e leitura, na Educação Básica. Este trabalho apresenta os relatos de experiências das bolsistas do subprojeto de Letras- Português na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha-PB na terceira série “A”. No qual, buscamos, a partir do gênero charge, música e conto, promover nos educandos o desejo pela leitura como fonte de libertação. O objetivo foi ampliar os conceitos de leitura resultando em um maior desenvolvimento das habilidades orais e escritas dos discentes. Com o nosso estudo percebemos que os discentes ainda alimentam fortes rejeições pela disciplina de língua portuguesa, pois muitos a entendem como o monitoramento a fala em relação a gramática normativa. Com um ensino contextualizado e interativo, nós bolsistas junto à professora da sala conseguimos atrair os aprendentes da criticidade na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_41_14_idinscrito_592_5727c2da527266031bca95169cb729e4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "wanessa.lyns@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }