Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPLORANDO A QUÍMICA DAS PROTEÍNAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9871
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA DAS PROTEÍNAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Ainda hoje as escolas utilizam métodos tradicionais para o ensino, e consigo vêm os inúmeros problemas e dificuldades encontradas pelos educandos.  Esses problemas são em decorrência de um ensino sem contextualização e didática que faça com que o aluno não se interesse.É necessário conduzir as aulas de maneira oposta às tradicionais, ou seja, isso quer dizer que o professor deve colocar os alunos diante de situações-problema adequados, de modo que o aluno construa seu próprio conhecimento. Com isso, esse trabalho tem como objetivo demonstrar o poder que a contextualização investigativa tem na aprendizagem dos alunos, através de uma aula prática e teórica acerca do tema a química das proteínas. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química  do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da UFPB localizado na cidade de Bananeiras-PB, com 18 alunos do ensino médio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Foi trabalhado o tema proteínas do leite com foco na investigação, através da internet pela parte dos educandos, que investigaram a melhor maneira de separa a caseína e a albumina.  Através da investigação e contextualização, notou-se que os discentes ficaram mais motivados e envolvidos com a aula, participando, questionando e opinando sobre o tema, desenvolvendo assim o seu senso crítico de investigação. Ficou bem notável que antes da aula os alunos apresentaram enorme dificuldades para responderem as questões da pre-intervenção sobre as proteínas. Já a pós-intervenção que foi o ultimo momento da aula prática e contextualizada demostrou uma evolução significativa na aprendizagem dos alunos. Diante do exposto notou-se um maior desempenho perante o aprendizado de química utilizando como base uma investigação e contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno. Sendo assim a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser uma ferramenta indispensável no ensino de química, quando se busca uma maior participação e envolvimento dos alunos, que contribuem com ensino-aprendizagem dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_02_47_58_idinscrito_886_916074e584b4b0aa3c85dc8dfccef138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO"
    "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9871
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA DAS PROTEÍNAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Ainda hoje as escolas utilizam métodos tradicionais para o ensino, e consigo vêm os inúmeros problemas e dificuldades encontradas pelos educandos.  Esses problemas são em decorrência de um ensino sem contextualização e didática que faça com que o aluno não se interesse.É necessário conduzir as aulas de maneira oposta às tradicionais, ou seja, isso quer dizer que o professor deve colocar os alunos diante de situações-problema adequados, de modo que o aluno construa seu próprio conhecimento. Com isso, esse trabalho tem como objetivo demonstrar o poder que a contextualização investigativa tem na aprendizagem dos alunos, através de uma aula prática e teórica acerca do tema a química das proteínas. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química  do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da UFPB localizado na cidade de Bananeiras-PB, com 18 alunos do ensino médio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Foi trabalhado o tema proteínas do leite com foco na investigação, através da internet pela parte dos educandos, que investigaram a melhor maneira de separa a caseína e a albumina.  Através da investigação e contextualização, notou-se que os discentes ficaram mais motivados e envolvidos com a aula, participando, questionando e opinando sobre o tema, desenvolvendo assim o seu senso crítico de investigação. Ficou bem notável que antes da aula os alunos apresentaram enorme dificuldades para responderem as questões da pre-intervenção sobre as proteínas. Já a pós-intervenção que foi o ultimo momento da aula prática e contextualizada demostrou uma evolução significativa na aprendizagem dos alunos. Diante do exposto notou-se um maior desempenho perante o aprendizado de química utilizando como base uma investigação e contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno. Sendo assim a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser uma ferramenta indispensável no ensino de química, quando se busca uma maior participação e envolvimento dos alunos, que contribuem com ensino-aprendizagem dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_02_47_58_idinscrito_886_916074e584b4b0aa3c85dc8dfccef138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO"
    "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Ainda hoje as escolas utilizam métodos tradicionais para o ensino, e consigo vêm os inúmeros problemas e dificuldades encontradas pelos educandos. Esses problemas são em decorrência de um ensino sem contextualização e didática que faça com que o aluno não se interesse.É necessário conduzir as aulas de maneira oposta às tradicionais, ou seja, isso quer dizer que o professor deve colocar os alunos diante de situações-problema adequados, de modo que o aluno construa seu próprio conhecimento. Com isso, esse trabalho tem como objetivo demonstrar o poder que a contextualização investigativa tem na aprendizagem dos alunos, através de uma aula prática e teórica acerca do tema a química das proteínas. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da UFPB localizado na cidade de Bananeiras-PB, com 18 alunos do ensino médio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Foi trabalhado o tema proteínas do leite com foco na investigação, através da internet pela parte dos educandos, que investigaram a melhor maneira de separa a caseína e a albumina. Através da investigação e contextualização, notou-se que os discentes ficaram mais motivados e envolvidos com a aula, participando, questionando e opinando sobre o tema, desenvolvendo assim o seu senso crítico de investigação. Ficou bem notável que antes da aula os alunos apresentaram enorme dificuldades para responderem as questões da pre-intervenção sobre as proteínas. Já a pós-intervenção que foi o ultimo momento da aula prática e contextualizada demostrou uma evolução significativa na aprendizagem dos alunos. Diante do exposto notou-se um maior desempenho perante o aprendizado de química utilizando como base uma investigação e contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno. Sendo assim a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser uma ferramenta indispensável no ensino de química, quando se busca uma maior participação e envolvimento dos alunos, que contribuem com ensino-aprendizagem dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.